Saiu o segundo episódio do Podcast AS COMPOSITORAS – MULHERES NA HISTÓRIA DA MÚSICA ERUDITA!! Neste novo episódio, a compositora em destaque é Louise Farrenc. Ouça já no player abaixo:

Neste EP 02, falaremos sobre Louise Farrenc, pianista e compositora que conseguiu inúmeras conquistas para uma mulher de seu tempo. Aos 15 anos conseguiu ter aulas de composição em uma época que as mulheres eram vistas apenas como intérpretes. Mais tarde, tornou-se a única professora mulher do prestigiado Conservatório de Paris em todo o século XIX. Durante os anos do Conservatório de Paris, ela se mostrou não só uma excelente professora, cujo método de ensino de piano é utilizado até hoje, como também uma fantástica compositora, aclamada por seus pares da época, entre eles, Robert Schumann que muito admirava suas composições. Farrenc compôs inúmeras obras , sendo aclamada sobretudo por suas obras para a música de câmara. Na França, ela é bastante lembrada também por sua sua luta pela equiparação salarial com seus colegas de Conservatório.

A proposta do nosso Podcast é reparar a injustiça promovida pelos compêndios de história da música que,  apesar das inúmeras conquistas da mulher durante o século XX,  pouco ou nada comentam sobre o notável legado dessas mulheres compositoras de grandes obras da música erudita.

Assim, conclamamos historiadores, musicólogos e musicólogas, jornalistas, editores, músicos e diletantes em geral a repensarem e reescreverem a Historia da Música incluindo com o destaque merecido as grandes compositoras que apresentaremos aqui para vocês a cada novo episódio.